12/03/2009

Manchas de sangue eliminadas pelos novos produtos de limpeza


Os novos produtos de limpeza, contendo oxigénio activo, degradam o sangue de tal forma que os reagentes químicos normalmente usados na sua detecção são ineficazes. continuar a ler...


Outro artigo sobre o mesmo tema

http://www.sciencedaily.com/releases/2009/02/090217112516.htm

11/03/2009

Portugal tem especialista em Palinologia Forense


Perante um crime, de que tipo de ambiente tem origem uma amostra? Há ligação entre pessoas, objectos e locais? A estas questões responde a Palinologia Forense, uma ciência que utiliza o pólen e esporos das plantas para determinar se o local onde vítima morreu corresponde ao local de deposição do cadáver e ligar suspeitos e objectos a locais de crime. continuar a ler...

08/03/2009

Beethoven poderá ter morrido envenenado


Mais de 150 anos depois da sua morte, cientistas acreditam ter encontrado a resposta para determinar a origem da doença de Ludwig von Beethoven. O compositor alemão poderá ter morrido de um envenenamento por chumbo.


Da análise de um tufo de cabelos de Ludwig von Beethoven, os cientistas chegaram à conclusão que o famoso compositor morreu devido a uma doença crónica provocada por um envenenamento por chumbo.

Pouco antes de morrer, Beethoven escreveu ao irmão pedindo que procurasse saber a origem da sua doença. Mais de 150 anos depois da sua morte, cientistas podem, agora, ter encontrado a resposta para determinar a origem do envenenamento.

Uma equipa de investigadores dedicou-se ao estudo de fios de cabelo do compositor (LVB) e descobriu uma concentração de chumbo, 100 vezes superior à quantidade encontrada em cabelo saudável (SN), afirmou William Walsh, do Health Reasearch Institute em Naperville.

Beethoven, que morreu em 1827, aos 57 anos, tentou encontrar cura para as fortes dores abdominais, depressão e irritabilidade. Todos estes sintomas, segundo Walsh, escondiam um envenenamento por chumbo.

Em casos muito raros, o excesso de chumbo pode provocar surdez. No entanto, os cientistas não têm a certeza de que se este caso se aplica ao compositor.

No início das investigações, os cientistas procuraram encontrar vestígios de mercúrio, usado no tratamento de sífilis. Mas este composto nunca foi encontrado, pelo que os cientistas acreditam que Beethoven não sofria desta doença.

Durante o velório, os admiradores cortaram tufos da cabeleira do compositor, que acabou por ser enterrado quase careca.
(Fonte: TSF)

Napoleão não morreu envenenado

Afinal Napoleão Bonaparte não morreu envenenado com arsénio. A conclusão, publicada pela revista "Il Nuovo Saggiatore", pode ser derradeira para a controvérsia em torno da morte do imperador francês, que historiadores, cientistas e escritores julgaram assassinado por guardas britânicos durante a prisão na Ilha de Santa Helena, depois da derrota em Waterloo.

Segundo os investigadores responsáveis pelo estudo, conduzido pelo Instituto Nacional Italiano de Física Nuclear (INFN), o nível de arsénio encontrado nas amostras de cabelo da altura, não deixa de ser assustador. continuar a ler

(Fonte: CiênciaHoje)


The hairs were placed in capsules and inserted in the core of the nuclear reactor in Pavia. The technique used is known as "neutron activation", which has two enormous advantages: it does not destroy the sample and it provides extremely precise results even on samples with an extremely small mass, such as human hair samples. (Credit: INFN)
http://www.sciencedaily.com/releases/2008/02/080211131357.htm