08/03/2009

Beethoven poderá ter morrido envenenado


Mais de 150 anos depois da sua morte, cientistas acreditam ter encontrado a resposta para determinar a origem da doença de Ludwig von Beethoven. O compositor alemão poderá ter morrido de um envenenamento por chumbo.


Da análise de um tufo de cabelos de Ludwig von Beethoven, os cientistas chegaram à conclusão que o famoso compositor morreu devido a uma doença crónica provocada por um envenenamento por chumbo.

Pouco antes de morrer, Beethoven escreveu ao irmão pedindo que procurasse saber a origem da sua doença. Mais de 150 anos depois da sua morte, cientistas podem, agora, ter encontrado a resposta para determinar a origem do envenenamento.

Uma equipa de investigadores dedicou-se ao estudo de fios de cabelo do compositor (LVB) e descobriu uma concentração de chumbo, 100 vezes superior à quantidade encontrada em cabelo saudável (SN), afirmou William Walsh, do Health Reasearch Institute em Naperville.

Beethoven, que morreu em 1827, aos 57 anos, tentou encontrar cura para as fortes dores abdominais, depressão e irritabilidade. Todos estes sintomas, segundo Walsh, escondiam um envenenamento por chumbo.

Em casos muito raros, o excesso de chumbo pode provocar surdez. No entanto, os cientistas não têm a certeza de que se este caso se aplica ao compositor.

No início das investigações, os cientistas procuraram encontrar vestígios de mercúrio, usado no tratamento de sífilis. Mas este composto nunca foi encontrado, pelo que os cientistas acreditam que Beethoven não sofria desta doença.

Durante o velório, os admiradores cortaram tufos da cabeleira do compositor, que acabou por ser enterrado quase careca.
(Fonte: TSF)